4. Energéticos Renovaveis


Qual a importância das energias renováveis?

Água, energia nuclear, gás natural, carvão, derivados de petróleo, biomassa, energia eólica e importação de energia compõem nossa estrutura interna de energia, porém como boa parte desses recursos é finita e a demanda do planeta é cada vez maior, será necessário buscar formas de continuar alimentando o voraz apetite da civilização humana.
O Brasil é o maior consumidor de energia limpa do mundo, segundo dados do Balanço Energético Nacional 2007 (BEN), publicado no último trimestre de 2007 pela Empresa de Pesquisa Energética (EPE). Isso significa que 44,4% da energia consumida no País já é gerada por fontes renováveis.
Hoje, o Brasil é o segundo país do planeta com projetos de redução de emissão de gases, perdendo apenas para a China.

O que são recursos energéticos?

Os recursos energéticos são aqueles dos quais extraímos energia para manter casas, máquinas, indústrias, cidades... em suma: TUDO, funcionando.
Eles são, do mais para o menos ecologicamente correto:

-- Solares (luz do sol);
-- Subsolares (magma + água);
-- Eólicos (vento);
-- Marítimos (marés, ondas);
-- Hídricos (bacias fluviais);
-- Nucleares (urânio, plutônio);
-- Vegetais (óleo, álcool);
-- Fósseis líquidos (petróleo);
-- Fósseis sólidos (carvão mineral);
-- Vegetais de difícil reposição (madeira).

O que são recursos energéticos renováveis?

Chamamos de energias renováveis, às formas de energias que, após utilizada ainda podemos dispô-la para utilização novamante.Algumas delas são denominadas alternativas atualmente como a energia nuclear, solar, eólica, de anti matéria, das marés, etc. Preferimos usar a denominação renováveis e não renováveis por ser uma divisão mais distintivas e com maior abrangência. Entretanto outros autores preferem a divisão alternativas e convencionais. Dessa maneira, enquadramos a energia hidráulica como convencional, junto com o petróleo. Entretanto para atender uma exigência de questão ambiental, não podemos incluir estes dois tipos numa mesma categoria, pois uma é altamente poluente e a outra é limpa. Deste modo, temos uma classificação mais duradoura, pois no futuro estas serão as convencionais, pois atendem às exigências da sociedade moderna: opções de energia limpas e inesgotáveis, pelo menos comparando com o tempo de vida de nossa sociedade. Abaixo, temos o roteiro de sua viajem por História, Ciência, Física e Filosofia.

O que é energia eólica?

A energia eólica é a energia obtida pelo movimento do ar (vento) e não se tem registro de sua descoberta, mas estima-se que foi há milhares e milhares de anos.A energia dos ventos é uma abundante fonte de energia renovável, limpa e disponível em todos os lugares. A utilização desta fonte energética para a geração de eletricidade, em escala comercial, teve início há pouco mais de 30 anos e através de conhecimentos da indústria aeronáutica os equipamentos para geração eólica evoluíram rapidamente em termos de idéias e conceitos preliminares para produtos de alta tecnologia.

O que é energia solar?

A técnica de usar pequenas lâminas para captar a luz do sol e gerar electrecidade foi lentamente saindo dos laboratórios até chegar a aplicação prática hoje a forma mais barata se encontra nos relógios e calculadoras solares. A energia fotovoltaica é bem diferente da energia solar termal, que já existe até em residências onde o calor do sol é usado para aquecer a água. A conversão da luz em eletracidade é feita pelas células fotovoltaica. A energia solar é ainda mais cara do que o petróleo.

O que é energia hidroeléctrica?

A energia da água também se utiliza para produzir electricidade. A electricidade é produzida nas centrais eléctricas, que são instalações onde existem grandes geradores de energia produzida pelo movimento da água; nas segundas é utilizado o calor obtido pela queima de um combústivél, pela desintegração de núcleos de materiais radioactivos ou pelos raios solares.

O que é a energia dos mares?

A energia da deslocação das águas do mar é outra fonte de energia. Para a transformar são construídos diques que envolvem uma praia. Quando a maré enche a água entra e fica armazenada no dique; ao baixar a maré, a água sai pelo dique como em qualquer outra barragem.
Para que este sistema funcione bem são necessárias marés e correntes fortes. Tem que haver um aumento do nível da água de pelo menos 5,5 metros da maré baixa para a maré alta. Existem poucos sítios no mundo onde se verifique tamanha mudança nas marés.

O que é a energia do hidrogênio?

A energia do hidrogênio é a energia que se obtém da combinação do hidrogênio com o oxigênio produzindo vapor de água e libertando energia que é convertida em eletricidade. Existem alguns veículos que são movidos a hidrogênio.


3. Recursos Hídricos


- O que é um recurso hídrico?
Os recursos hídricos são as águas superficiais ou subterrâneas disponíveis para qualquer tipo de uso de região ou bacia.

- Como são utilizados os recursos hídricos?
O conhecimento nesta área é também regionalizado a medida que os fatores que influenciam os recursos hídricos variam de região para região em função da: socioeconomia, processos físicos químicos e biológicos, interação dos anteriores.

- Quais são as consequências da utilização dos recursos hídricos?
A água, apesar de ser considerada um recurso renovável pode vir a ser considerada um recurso limitado devido ao facto de a sua quantidade estar a ser ameaçada pelas actividades do Homem – excreções naturais, resíduos agrícolas e industriais. Os receios de um futuro sem água são agravados ainda pelo aumento previsto na população mundial. A população mundial continua a aumentar e as cidades expandem-se, tudo isto mais rapidamente do que os sistemas de distribuição e tratamento de água. À medida que a população aumenta as regiões que hoje possuem recursos hídricos poderão entrar no que se chama stress hídrico, ou seja, sofrer falta de água doce.

- A água vai acabar no nosso planeta?
A água potável sim. O que irá restar será insalubre, sem condições de consumo.
Na minha cidade tem um decreto lei, que obriga os moradores a deixarem uma parte do terreno permeável, para que a água escoe para terra e não se perca o nosso lençol freático. Casas que tem todo o quintal com piso terá que tirar uma parte para que a água escoe pela terra. Isso foi uma medida muito boa e louvável.
O asfalto de ruas não permite que a água da chuva escoe pela terra, isso causa muita enchente, e o nosso lençol freático, esta cada vez menor, estas águas se perdem nos oceanos.


2. Recursos Biológicos


- O que é um recurso biológico?
Os recursos biológicos são um conjunto de matéria e energia que o ser humano pode obter a partir de outros seres.

- Quais são as consequências para os ecossistemas, da exploração dos recursos biológicos?

Existem três tipos de recursos Biológicos:
-Recursos Agropecuários
-Recursos Florestais
-Recursos Marinhos
Estes três recursos são utilizados em diversas áreas  como:alimentação(carne,ovos,verduras,frutas,nozes) e matérias primas(madeira,lã,algodão,algas).

Os recursos Biológicos são essenciais para o ser humano. Se por acaso algum faltar,as conseqüências serão serias e irão prejudicar muito a raça humana.

Os recursos são retirados muitas vezes de maneira ilegalmente da natureza. A madeira e  os animais marinhos são os principais.
Regras e leis estão sendo criadas para tentar solucionar este problema,porém muitas vezes as autoridades não estão se importando ou  não estão conseguindo conter o aumento das ilegalidades.

As explorações excessivas causam grandes impactos no meio ambiente.O desmatamento,os incêndios nas florestas,a poluição e a extinção são os principais problemas.
O Brasil está tentando se adaptar com os problemas de recursos biológicos,porém o desmatamento ainda é muito grande. Sendo assim outras autoridades do exterior precisam nos ajudar nesta causa.


1. Recursos Minerais



- O que é um recurso mineral?
Os recursos minerais são concentrações de minério formadas na crosta terrestre  e as suas características fazem com que sua extração possa ser técnica e economicamente rentável.

- Que tipos de recursos minerais existem?
Os recursos minerais dividem-se em dois grupos: os metálicos (ferro, cobre, estanho...) e os não-metálicos (quartzo, calcário, mármore...).

- Como são utilizados os recursos minerais?
Os recursos minerais são utilizados para as mais diversas coisas: jóias, produção de chips, produção de automóveis, etc.

- Como se exploram os recursos minerais?
Os minerais são extraídos da natureza, após ser retirados não se renovam, portanto, eles são recursos não-renováveis

- Quais são as conseqüências da exploração dos recursos minerais?
A extração destes recursos apresentam desvantagens como a liberação de poeira prejudicial ao homem, os ecossistemas são destruidos para a construção de estradas para o seu transporte e quando os minerais são refinados, as substâncias liberadas poluem a atmosfera e as águas próximas, por conseguinte a paisagem é alterada.