3.1 Recursos Hídricos

Curiosidade:

O Plano Nacional de Recursos Hídricos (PNRH), lançado este mês pelo governo brasileiro, representa um marco para o Brasil no Dia Mundial da Água, celebrado no dia 22 de março. O PNRH, elaborado durante dois anos e meio pelo governo federal com a participação dos governos estaduais e municipais e também membros da sociedade civil e usuários de recursos hídricos, vai nortear as ações para o uso racional da água até 2020.
O Plano, que segue, também, as orientações das duas conferências nacionais do Meio Ambiente, realizadas em 2003 e 2005, está dividido em quatro volumes que trazem o panorama dos recursos hídricos do Brasil; três cenários possíveis para 2020; as diretrizes a serem seguidas e os programas e metas, com base nas 12 regiões hidrográficas do Brasil: Amazônia, Tocantins-Araguaia, Atlântico Nordeste Ocidental, Parnaíba, Atlântico Nordeste Oriental, São Francisco, Atlântico Leste, Atlântico Sudeste, Atlântico Sul, Uruguai, Paraná e Paraguai. O documento parte ainda da premissa que a água é um elemento estratégico para a adoção de políticas públicas voltadas para o desenvolvimento sustentável e a inclusão social.

5. Energéticos não Renováveis


O que são recursos energéticos não renováveis?
 São aquelas que se encontram na natureza em QUANTIDADES LIMITADAS e se extinguem com a sua ulitilização.
Todas estas fontes de energia tem reservas finitas, uma vez que é necessário muito tempo para se repor, e a sua distribuição geografia não é homogênea, ao contrario das fontes de energia renováveis, originadas ao fluxo continuo de energia proveniente da natureza.
Também são consideradas energias sujas, já que sua utilização é causada direta de importantes danos para o meio ambiente e para a sociedade:
•Destruição dos ecossistemas
•Danos em bosques e aqüíferos
•Doenças
•Redução de produtividade agrícola
• DESTRUIÇÃO DA CAMADAD E OZONIO E CHUVA ÁCIDA

Quais são os principais recursos energéticos não renováveis?
Carvão, Petróleo, Gás natural e Energia nuclear.

Como se formaram o carvão, o petróleo e o gás natural?
Carvão:  É formado pelos restos soterrados de plantas tropicais e subtropicais, especialmente durante períodos Carbonífero e Permiano.Com o coque e o alcatrão de hulha, seus subprodutos, é vital para muitas indústrias modernas. (É uma rocha orgânica com propriedades combustíveis, constituída majoritariamente por carbono)
Petróleo: É formado pelo processo decomposição de matéria orgânica, restos vegetais, algas, alguns tipos de plâncton e restos de animais marinhos - ocorrido durante centenas de milhões de anos da história geológica da Terra.
Gás natural:  Formou-se durante milhões de anos a partir dos sedimentos de animais e plantas. Tal como o petróleo, encontra-se em jazidas subterrâneas de onde é extraído.
Energia nuclear: A energia que o núcleo do átomo possui, mantendo prótons e nêutrons juntos, denomina-se energia nuclear. Quando um nêutron atinge o núcleo de um átomo de urânio-235, dividindo-o com emissão de 2 a 3 nêutrons, parte da energia que ligava os prótons e os nêutrons é liberada em forma de calor. Este processo é denominado fissão nuclear.

O que se produz com o petróleo?
(Obs. IMPORTANTE: estima-se que, com o atual ritmo de consumo, as reservas planetárias de petróleo se esgotem nos próximos 30 ou 40 anos).
As primeiras frações da refinação são os gases butano e o propano, que são separados e comercializados individualmente. No entanto, podem também ser misturados com etano constituindo, assim, os gases de petróleo liquefeitos.
 Dele se produz a gasolina, o combustível de aviação, o gás de cozinha, os lubrificantes, borrachas, plásticos, tecidos sintéticos, tintas - e até mesmo energia elétrica. O petróleo é responsável ainda por cerca de 34% da energia utilizada no Brasil.

O que é a energia nuclear?
É a energia que o núcleo do átomo possui, mantendo prótons e nêutrons juntos, denomina-se energia nuclear. Quando um nêutron atinge o núcleo de um átomo de urânio-235, dividindo-o com emissão de 2 a 3 nêutrons, parte da energia que ligava os prótons e os nêutrons é liberada em forma de calor. Este processo é denominado fissão nuclear.