0. Recursos Naturais

Um recurso natural é qualquer porção do ambiente natural que tem utilidade para o Homem. Existem cinco tipos de recursos:




5.1 Energéticos não Renováveis


 Curiosidade sobre os recursos energéticos não renováveis:

O Greenpeace é uma instituição que defende a utilização de energias renováveis em substituição às fonte sujas de energia.
Mas, há outras fontes de energia que não são renováveis. Por exemplo, a energia que usamos nos nossos carros não se pode fabricar; os combustíveis fósseis levam milhões de anos para se formarem e não podem ser produzidos de um dia para o outro.
As fontes de energia não renováveis são finitas e esgotam-se (um poço de petróleo não pode ser enchido pois este combustível é resultado de milhões de anos de decomposição orgânica). Uma vez gasta não é possível usá-la de novo, por isso, o melhor é conservar e poupar ao máximo as formas de energia não renovável.
Deves desligar os aparelhos que não estão a ser usados, vistos ou ouvidos e apagar as luzes da sala ou do quarto quando ninguém lá está.
Ao colocar isoladores nas paredes podemos reduzir a quantidade de energia necessária para aquecer ou arrefecer a casa. Isolar a casa é como vestir uma camisola ou casaco quando tens frio; da mesma forma o isolador prende o calor dentro de casa mantendo uma temperatura agradável.
Para fabricar todos os jornais, canos de alumínio, garrafas de plástico e outros bens é necessário gastar muita energia. Através da reciclagem - processo que consiste em triturar ou moer os materiais para voltar a usá-los - os objetos podem ser aproveitados utilizando muito menos energia do que se produzíssemos com matérias primas. Assim, outra forma de poupar energia é através da reciclagem.
Nos veículos automóveis também é possível minimizar o consumo de combustível; por exemplo se os pneus estiverem convenientemente cheios, o carro afinado com ar e óleo limpo andando da forma mais correta gasta-se menos gasolina. Nunca sobrecarregues o carro, pois quanto mais carga mais difícil é a deslocação e, por isso, gasta mais combustível.
Quando os teus pais comprarem um carro novo diz-lhes para comparar cada modelo e adquirir aquele que gaste menos litros de combustível por km.
Também podes poupar energia na tua escola. Em cada semana a turma pode eleger um encarregado que garanta o racionamento correto da energia. Implementa uma Patrulha de Energia. Começa por colocar pequenos avisos por cima dos interruptores elétricos com o seguinte: "Não esquecer de apagar as luzes". Tenta garantir que todos os seus colegas mandem para a reciclagem os canos de alumínio, garrafas, papeis e jornais, etc. Não se esqueça de separar o lixo, em seco e orgânico.