4. Energéticos Renovaveis


Qual a importância das energias renováveis?

Água, energia nuclear, gás natural, carvão, derivados de petróleo, biomassa, energia eólica e importação de energia compõem nossa estrutura interna de energia, porém como boa parte desses recursos é finita e a demanda do planeta é cada vez maior, será necessário buscar formas de continuar alimentando o voraz apetite da civilização humana.
O Brasil é o maior consumidor de energia limpa do mundo, segundo dados do Balanço Energético Nacional 2007 (BEN), publicado no último trimestre de 2007 pela Empresa de Pesquisa Energética (EPE). Isso significa que 44,4% da energia consumida no País já é gerada por fontes renováveis.
Hoje, o Brasil é o segundo país do planeta com projetos de redução de emissão de gases, perdendo apenas para a China.

O que são recursos energéticos?

Os recursos energéticos são aqueles dos quais extraímos energia para manter casas, máquinas, indústrias, cidades... em suma: TUDO, funcionando.
Eles são, do mais para o menos ecologicamente correto:

-- Solares (luz do sol);
-- Subsolares (magma + água);
-- Eólicos (vento);
-- Marítimos (marés, ondas);
-- Hídricos (bacias fluviais);
-- Nucleares (urânio, plutônio);
-- Vegetais (óleo, álcool);
-- Fósseis líquidos (petróleo);
-- Fósseis sólidos (carvão mineral);
-- Vegetais de difícil reposição (madeira).

O que são recursos energéticos renováveis?

Chamamos de energias renováveis, às formas de energias que, após utilizada ainda podemos dispô-la para utilização novamante.Algumas delas são denominadas alternativas atualmente como a energia nuclear, solar, eólica, de anti matéria, das marés, etc. Preferimos usar a denominação renováveis e não renováveis por ser uma divisão mais distintivas e com maior abrangência. Entretanto outros autores preferem a divisão alternativas e convencionais. Dessa maneira, enquadramos a energia hidráulica como convencional, junto com o petróleo. Entretanto para atender uma exigência de questão ambiental, não podemos incluir estes dois tipos numa mesma categoria, pois uma é altamente poluente e a outra é limpa. Deste modo, temos uma classificação mais duradoura, pois no futuro estas serão as convencionais, pois atendem às exigências da sociedade moderna: opções de energia limpas e inesgotáveis, pelo menos comparando com o tempo de vida de nossa sociedade. Abaixo, temos o roteiro de sua viajem por História, Ciência, Física e Filosofia.

O que é energia eólica?

A energia eólica é a energia obtida pelo movimento do ar (vento) e não se tem registro de sua descoberta, mas estima-se que foi há milhares e milhares de anos.A energia dos ventos é uma abundante fonte de energia renovável, limpa e disponível em todos os lugares. A utilização desta fonte energética para a geração de eletricidade, em escala comercial, teve início há pouco mais de 30 anos e através de conhecimentos da indústria aeronáutica os equipamentos para geração eólica evoluíram rapidamente em termos de idéias e conceitos preliminares para produtos de alta tecnologia.

O que é energia solar?

A técnica de usar pequenas lâminas para captar a luz do sol e gerar electrecidade foi lentamente saindo dos laboratórios até chegar a aplicação prática hoje a forma mais barata se encontra nos relógios e calculadoras solares. A energia fotovoltaica é bem diferente da energia solar termal, que já existe até em residências onde o calor do sol é usado para aquecer a água. A conversão da luz em eletracidade é feita pelas células fotovoltaica. A energia solar é ainda mais cara do que o petróleo.

O que é energia hidroeléctrica?

A energia da água também se utiliza para produzir electricidade. A electricidade é produzida nas centrais eléctricas, que são instalações onde existem grandes geradores de energia produzida pelo movimento da água; nas segundas é utilizado o calor obtido pela queima de um combústivél, pela desintegração de núcleos de materiais radioactivos ou pelos raios solares.

O que é a energia dos mares?

A energia da deslocação das águas do mar é outra fonte de energia. Para a transformar são construídos diques que envolvem uma praia. Quando a maré enche a água entra e fica armazenada no dique; ao baixar a maré, a água sai pelo dique como em qualquer outra barragem.
Para que este sistema funcione bem são necessárias marés e correntes fortes. Tem que haver um aumento do nível da água de pelo menos 5,5 metros da maré baixa para a maré alta. Existem poucos sítios no mundo onde se verifique tamanha mudança nas marés.

O que é a energia do hidrogênio?

A energia do hidrogênio é a energia que se obtém da combinação do hidrogênio com o oxigênio produzindo vapor de água e libertando energia que é convertida em eletricidade. Existem alguns veículos que são movidos a hidrogênio.


0 Responses