3. Recursos Hídricos


- O que é um recurso hídrico?
Os recursos hídricos são as águas superficiais ou subterrâneas disponíveis para qualquer tipo de uso de região ou bacia.

- Como são utilizados os recursos hídricos?
O conhecimento nesta área é também regionalizado a medida que os fatores que influenciam os recursos hídricos variam de região para região em função da: socioeconomia, processos físicos químicos e biológicos, interação dos anteriores.

- Quais são as consequências da utilização dos recursos hídricos?
A água, apesar de ser considerada um recurso renovável pode vir a ser considerada um recurso limitado devido ao facto de a sua quantidade estar a ser ameaçada pelas actividades do Homem – excreções naturais, resíduos agrícolas e industriais. Os receios de um futuro sem água são agravados ainda pelo aumento previsto na população mundial. A população mundial continua a aumentar e as cidades expandem-se, tudo isto mais rapidamente do que os sistemas de distribuição e tratamento de água. À medida que a população aumenta as regiões que hoje possuem recursos hídricos poderão entrar no que se chama stress hídrico, ou seja, sofrer falta de água doce.

- A água vai acabar no nosso planeta?
A água potável sim. O que irá restar será insalubre, sem condições de consumo.
Na minha cidade tem um decreto lei, que obriga os moradores a deixarem uma parte do terreno permeável, para que a água escoe para terra e não se perca o nosso lençol freático. Casas que tem todo o quintal com piso terá que tirar uma parte para que a água escoe pela terra. Isso foi uma medida muito boa e louvável.
O asfalto de ruas não permite que a água da chuva escoe pela terra, isso causa muita enchente, e o nosso lençol freático, esta cada vez menor, estas águas se perdem nos oceanos.


0 Responses